Buva

Nome científico Conyza bonariensis

Nome comum: Buva

Família: Asteraceae

 
 

IMPORTANCIA

Conyza bonariensis é uma espécie de planta daninha do gênero Conyza, pertencente a família Asteraceae. Com freqüência, elas infestam pomares, vinhedos e outras culturas, como milho, soja e algodão e, também, culturas forrageiras, pastagens e áreas não-cultivadas. É conhecida pelo nome vulgar avoadinha-peluda.

É nativa da América do Sul e ocorre de forma abundante na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Brasil. Neste, sua presença é mais intensa nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ela também está presente na Colômbia e na Venezuela, onde infesta lavouras de café.

Atualmente tem apresentado problemas em seu controle químico pelo fato de ocorrência de biótipos resistentes a herbicidas, principalmente ao glifosato. Métodos alternativos de controle vem sendo pesquisados em diversos locais do Brasil e do mundo. Sabe-se que para evitar tal problema o mais aconselhável é a rotação no uso de herbicidas ou ainda a mistura de produtos, misturando assim princípios ativos e assegurando-se do controle.

CARACTERISTICAS BOTANICAS:

São ervas decumbentes ou erguidas de até 2 metros de altura, com caules simples ou ramificados, mas sempre pubescentes. As folhas são alternas, com lâmina simples, inteiras ou pinatifida. Os capítulos se dispõem em cimas paniculadas, corimbiformes ou espiciforme; desde poucos até muito numerosos.

O tamanho dos capítulos depende da quantidade de sementes que os formam,

existindo diferenças nas quantidades entre as diferentes espécies. O fruto é uma cipsela pequena, leve, comprimida com margens engrossadas, fornecida de papus constituído por numerosas cerdas finas. O papus é uma modificação

do cálice da flor que facilita a dispersão da semente pelo vento. O fato das sementes serem leves faz com que elas possam permanecer suspensas no ar e serem levadas a grandes distancias.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s