cana de açucar

Nome cientifico: Saccharum officinarum

Nome vulgar: cana de açúcar

Família: Poaceae

IMPORTANCIA:

O Brasil é, hoje, o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo. A cana de açúcar é utilizada na produção de açúcar, álcool combustível e, mais recentemente, biodiesel.

O etanol tem sido cada vez mais importado por nações de primeiro mundo que visam a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e a dependência de combustíveis fósseis. Todavia, o baixo custo é conseguido por vezes pelo emprego de mão de obra assalariada de baixíssima remuneração. Sendo assim a cana de açúcar é uma alternativa economicamente viável para a redução da emissão de gases poluentes, pois não gera emissões de gases poluentes enquanto está sendo utilizada em veículos por exemplo.

Uma tonelada de cana-de-açúcar produz aproximadamente 80 litros de etanol, sendo que um hectare de terra produz 88 toneladas de cana-de-açúcar. No total, são produzidos 7 040 litros de etanol por hectare. A Organização das Nações Unidas relata que, em 2010, o valor da produção brasileira foi de aproximadamente 23 bilhões de dólares dos Estados Unidos, seguido da produção indiana, superior a 8 bilhões de dólares dos Estados Unidos.

CARACTERISTICAS BOTANICAS:

As raízes da cana são fibrosas (sistema radicular fasciculada. O talo é a parte mais importante da planta, constitui o fruto agrícola da mesma, nele se encontra armazenado o açúcar. Está formado por entre-nos que variam em longitude, grossura, forma e cor segundo a variedade. Os entre-nos estão unidos por nós, lugar onde se enxertam as folhas. Nos nós encontramos a gema que é importante na propagação da planta.

Se fazemos um corte transversal do talho, observa-se a medula ao centro formada por um tecido esponjoso que contem sumo rico em açúcar.

Dos nós do talho brotam-se as folhas; estas são lancetadas, lineares, largas e agudas. Apresentam um nervo na veia central forte, dispostas no talho de forma alternada. A sua cor é verde e vai variando de tonalidade de acordo com a variedade e as condições de desenvolvimento da planta.

A florescência da planta aparece em forma de panícula (guino) que se desenvolve a partir do último entrenó. A forma da mesma é característica de cada variedade, pelo qual serve também para sua identificação.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s