Tomate

Nome cientifico: Solanum lycopersicum

 

Nome vulgar: Tomate

 

Família: Solanaceae

 

IMPORTÂNCIA:

 

Em 2011, 159 milhões de toneladas de tomate foram produzidas, sendo que a cultura é cultivada em mais de 4,7 milhões de ha em mais de 170 países diferentes. A produção mundial total tem aumentado em mais de 35% ao longo dos últimos dez anos. O maior produtor é a China com 48,4 milhões de toneladas, seguido pela Índia com 16,8 milhões de toneladas.

A produção brasileira de tomate para industrialização, ou tomate rasteiro, começou em Pernambuco, no município de Pesqueira, no final do século XVlll. Porém, a cultura experimentou um grande impulso apenas a partir da década de 1950, no Estado de São Paulo, viabilizando a implantação de diversas agroindústrias. Na década de 80, ela expandiu-se na região Nordeste, especialmente em Pernambuco e no Norte da Bahia.

Atualmente, a maior área cultivada com tomate industrial está na região Centro-Oeste, onde o clima seco durante os meses de março a setembro favorece o cultivo do tomateiro. Os solos profundos e bem drenados e a topografia plana facilitam a mecanização e permitem o uso de grandes sistemas de irrigação.

 

CARACTERISTICAS BOTANICAS:

 

O tomate é uma planta com caule flexível, com muitos ramos laterais recobertos de pêlos e de uma substância um pouco pegajosa. As flores são pequenas e de cor amarela e se agrupam em cachos. Os frutos são do tipo baga, que podem ter cor vermelha, amarelada ou rosada. A sua forma pode variar entre oval, redondo e achatado. O tamanho dos frutos também pode ser muito diferente, desde umas gramas (tomate cherry) a mais de um quilo no chamado ‘Coração de Boi’.

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial_2ed/importancia.htm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s